Palestras

Palestra realizada na Escola Municipal Joana Miranda em Campos Belos - Go no dia 04 de abril de 2012 com duas turmas (Matutino e Vespertino) de 6º ao 9º ano pelo Josivaldo Moreira de Carvalho Assessor da Pastoral da Juventude Rural do Estado de Goiás e Educador da Rede de Educação Cidadã em Goiás. Maioria desses jovens que participaram são da zona rural que depende do transporte escolar. para o acesso a escola.
 
PÁSCOA = PASSAGEM
Os judeus comemoram a Páscoa devido à libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. A palavra Páscoa advém do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está ligada pelo sentido simbólico de “passagem” como, por exemplo, as celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida) e também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos.
A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de ser crucificado na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. A Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Páscoa

 FOTOS





_________________________________________________________________________

JOVENS CAMPONESES E A CONSCIÊNCIA NEGRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário