sábado, 2 de fevereiro de 2013

1° Encontro Nacional de Juventudes da Recid


Por  Jefferson Acevedo*



“Eu vou à luta com essa juventude 
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã  desejada... (Gonzaguinha)



          Iniciou-se o 1° Encontro Nacional de Juventudes da RECID, CIMI (Conselho indianista missionário) Luziânia/GO e continuará até domingo dia 03/02. Contamos com a presença de quatro jovens de cada estado, onde debaterão a temática “ Juventudes construindo a manhã desejada”, onde acrescenta-se vários temas, como o extermínio da Juventude, a educação, as minorias sociais, negros/as, LGBTTs e mulheres, campanha contra a redução da maioridade penal, Passe Livre, Estatuto da Juventude, Direito ao território e ao trabalho dentre outros. Sendo esse o primeiro encontro com o objetivo principal de fortalecer as organizações populares das juventudes Brasil a fora, em um processo ensino/aprendizagem e troca de experiências.


    A abertura do Encontro contou com uma mesa redonda com representantes do Governo: Secretaria-Geral da Presidência(SNAS/SNJ), Secretaria de Direitos Humanos e Sociedade Civil: Pastorais, Levante, Via Campesina, LGBT, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento Negro e indígena, UNE e Conselho Nacional da Juventude. Na oportunidade o encontro também homenageá os Lutadoras/es que inspiram as juventudes como; Dandara, Carlos Marighella, Olga Benário, Frei Tito, Edson Luís e Aurora Maria.


            Até o presente momento o encontro está cheio de expectativas  animação e mística de vivência como é de praxe da RECID, contamos com a presenças de vários movimentos sociais que trabalham com as juventudes nos estados, dessa forma pretende-se enriquecer o debate da melhor maneira possível. Goiás participa ativamente e qualitativamente da atividade e pretende levar proposta para um trabalho permanente com as juventudes goianas, enviando representantes da Pastoral da Juventude Rural, Casa da Juventude, Movimento Estudantil, Educação Popular e Coletivo Jovem do Meio Ambiente.
A programação e o caderno do participante podem ser baixado no site da RECID Nacional. www.recid.org.br
 Logo teremos mais informações de como anda o 1° Encontro de Juventudes da RECID...


*Jefferson Acevedo – Presidente do DCE/UEG e Educador Popular Recid-GO

Acesse o blog da Rede de Educação Cidadã de Goiás:
http://recid-go.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário