quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO NAS PRISÕES




É possível sonhar estando preso? Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos na prisão em Campos Belos!
*Por Josivaldo Moreira de Carvalho e Pedro Ferreira


Com muito esforço e dedicação, bem como contrariando a vontade de boa parte da sociedade temos acompanhado em Campos Belos a educação de jovens e adultos que se encontram detidos no presidio da cidade. Sabemos que não é um trabalho fácil, sobretudo por que predomina uma consciência conservadora na sociedade de que quem já foi preso, não importa o crime que cometeu não merecem uma segunda chance.
Partindo do relato da experiência de educadores, educandos bem como de demais pessoas envolvidas com o projeto podemos afirmar que o resultado tem sido bastante positivo. Não só por garantir o direito de todos, acesso a educação, mas, sobretudo por dar a oportunidade desses seres humanos construírem uma nova história.
Os educandos com muita disciplina e respeito aos educadores tem conseguido desenvolver o aprendizado bem rapidamente, sobretudo em relação a aprender ler e escrever, bem como também melhora o seu comportamento. Aquele que consegue a liberdade à primeira coisa que tem feito é continuar os estudos na escola regular.
Só quem já esteve em uma prisão mesmo que só visitando pode imaginar minimamente a condição de vida daqueles que ali vivem. Mas o que temos percebido é que a sala de aula tem sido um espaço de construção de sonhos e esperança de uma nova vida daqueles que ali foram condenados a viver.
Hoje dia 24 de outubro do ano em curso realizamos uma oficina de formação com os educandos, educadores (Edvaldo, Luciana, Maísa, Soraia, educador da RECID Pedro Ferreira, Psicóloga Kênia e o Diretor do Colégio Estadual Professora Ricarda Josivaldo Moreira) onde sistematizamos a experiência de três meses de educação na Unidade Prisional em Campos Belos. O resultado se apresenta satisfatório e acreditamos que esses educandos estão dedicando o seu tempo em uma formação que estar além da leitura e escrita, mas sobre tudo uma formação para a vida.







Nenhum comentário:

Postar um comentário