quinta-feira, 11 de julho de 2013

CULTIVO DE ARROZ NA INDONÉSIA

 
 





O Arroz alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono. O arroz é um carboidrato carbono onde os hidratos de carbono fornecem energia ao corpo e os "complexos" mantêm o nível de energia por períodos maiores. Na alimentação com arroz, há uma economia de proteínas, pois o corpo não usa a proteína da dieta ou das reservas pra abastecer as necessidades de energia. A proteína do arroz é a mais nobre entre os cereais. Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrarem-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida.
A Indonésia é o terceiro pais no mundo no cultivo de Arroz perdendo pra China em Primeiro e pra Índia em Segundo lugar e o Brasil segue em Nono lugar.  Pelas pesquisas realizadas o arroz foi cultivado primeiramente na região do vale do Rio Yangtzé na China. Estudos morfológicos de fitólitos de arroz no sítio arqueológico Diaotonghuan mostram claramente a transição da coleta de arroz selvagem para o cultivo de arroz plantado.
A população da Indonésia está aumentando à taxa de 2% ao ano e seu governo vem tentanda desesperadamente alcançar auto-suficiência em arroz para alimentar sua população. Eles esperam consegui-lo agregando as terras atualmente improdutivas, como áreas de inundação de maré em Kalimantan, ás atividade de cultivo e aumentando o número de safras de arroz cultivadas por ano com o chamado arroz de maré.
A agricultura continua sendo o setor econômico dominante na Indonésia, e a segurança alimentar é uma grande prioridade. Ainda há um potencial considerável para aumento da produção de arroz e esse é um objetivo estratégico do governo para a próxima década.
Em uma visita que fizemos na comunidade na Provinsi Jawa Barat na Indonésia vimos que as áreas irrigadas é comum o cultivo de pelo menos duas safras de arroz transplantado todo ano, utilizando métodos tradicionais de cultivo. Em algumas áreas, onde a irrigação é adequada o ano todo, é possível cultivar uma terceira safra; mas, na maioria das áreas, devido à falta de água, só se consegue cultivar uma fraca safra de milho ou de soja. Entretanto, acredita-se agora que é possível plantar três safras de arroz em todas as áreas, se a terceira for estabelecida por semeadura direta em vez de transplante. Utilizando esta técnica, a lavoura pode ser plantada mais cedo e, portanto, terá mais tempo para crescer para proporcionar uma boa colheita. A comunidade festeja a safra do arroz e também de todos os alimentos colhido na terra com muita dança e belas musicas, todos e todas se alimentando das mais diversos alimentos da região.
 
Josivaldo Moreira de Carvalho (0rg.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário