quinta-feira, 15 de agosto de 2013

VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA VIA CAMPESINA




A VI Conferencia Internacional da Via Campesina realizada na Indonésia nos dias 6 a 13 de junho de 2013 reúne 164 organizações de 79 países, celebrou os 20 anos da Via Campesina homenageando Egídio Bruneto pela sua luta em favor dos excluídos e excluídas pela sociedade capitalista dominante na América do Sul. Foi um espaço de grande importância para várias organizações camponesas de todos os continentes onde debaterem sobre a realidade do campo no mundo contemporâneo e apontamos rumos para uma nova sociedade rompendo todo tipo de imperialismo que atrofia a soberania dos povos. A Conferência foi marcada por três grandes momentos, pela assembleia de mulheres, assembleia de jovens e assembleia geral com todas as experiências de luta da via campesina.
As mulheres camponesas da Via Campesina realizaram a sua 4ª Assembleia com o objetivo de construí um movimento comprometido com a defesa da agricultura camponesa, soberania alimentar e luta por terra e territórios. Durante a assembleia, foi possível dialogar com as diversas experiências de organização com culturas diferentes mais iguais na luta por um mundo melhor. Neste espaço, as mulheres declaram um basta contra a violência de mulheres do mundo inteiro, compromisso assumido não só pelas mulheres mais por todos e todas da via campesina.
A 3ª Assembleia de jovens foi um momento importante para avaliação das ações desde a 2ª assembleia e discutir sobre a realidade da juventude no campo dentro de um contexto amplo a toda sociedade, mas especificamente a soberania alimentar, combater a fome na perspectiva de um novo modelo de produção e renda justo para todos e todas é bandeira de luta da juventude da via campesina. Inspirados pelo tema “Por soberania alimentar! A juventude da via campesina luta” os jovens tiveram em pauta 5 temas necessário para a atualidade camponesa. O primeiro foi à migração da juventude rural em todas as regiões; o segundo tema a questão do acesso a Terra cada vez mais difícil para o jovem em todas as regiões; o terceiro tema a agroecologia como modelo da agricultura camponesa; o quarto tema muito bem debatida entre os jovens foi a soberania alimentar e último tema destaque nessa assembleia problema a nível mundial foi sobre a saúde, onde milhões de jovens estão doentes e o sistema de saúde preventiva ainda é precário no mundo inteiro. Os jovens terminam a assembleia com o compromisso de priorizar a formação política para avançar na luta contra o neoliberalismo, capitalismo e do imperialismo exigindo dos governos reforma agrária integral garantindo soberania alimentar e a permanecia do jovem no campo.
A conferencia trás como marco a luta camponesa por soberania alimentar, apropriação da terra, água, sementes, biodiversidade com proposito de uma agricultura agroecológica. A analise de conjuntura focou no debate sobre o agronegócio, as multinacionais e as políticas neoliberais. Romper essas estruturas fica como bandeira de luta comum entre todas as organizações presentes.
Portanto, para a Pastoral da Juventude Rural Brasil essa VI Conferência contribuiu no fortalecimento dos nossos ideais e das nossas ações junto principalmente da juventude camponesa. Desafia-nos a unir com as diversas lutas populares em defesa da vida e pela vida, sabemos sim que esses espaços de debates e deliberações contribuem na construção do projeto popular para todas as sociedades.
Josivaldo Moreira de Carvalho
Pastoral da Juventude Rural



Manifiesto Internacional de las Mujeres de la Vía Campesina 


Declaración de la 3ª Asamblea Internacional de Jóvenes de La Vía Campesina


Fótos, sonidos y videos









Nenhum comentário:

Postar um comentário