terça-feira, 29 de maio de 2012

Juventude do MST debate o papel dos jovens na sociedade em Santa Catarina

28 de maio de 2012

Da Página do MST

 
Neste sábado (26), cerca de 30 jovens de diversas regiões de assentamentos da brigada Maria Rosa, localizada no município de Passos Maia (SC) se reuniram no assentamento Taborda, onde desenvolveram atividades com o objetivo de debater sobre a formação dos jovens e seu fortalecimento nos assentamentos do MST e na sociedade em geral.
No processo formativo do encontro, a juventude também pôde conhecer e discutir o surgimento do MST, seus princípios e os desafios da construção de uma nova sociedade, além de estudarem mais sobre o papel dos assentamentos, conquistados graças a luta travada por seus pais e que conseguiram adiquirir uma boa educação, saúde e conforto.

Veja o site criado pelos jovens

Os jovens formaram dois grupos e realizaram oficinas de teatro, stencil e comunicação. Na oficina de teatro montaram uma peça para apresentar no período da noite, em um momento de socialização dos trabalhos confeccionados durante o dia.
Na oficina de stencil construíram moldes para pintarem camisetas e diversas artes, possibilitando também a pintura de murais. Já na comunicação, produziram a matéria do encontro, tendo como base os elementos de noticiabilidade e construção de credibilidade que há por trás das notícias.

Dona Romalina uma das lideranças do MST do estado revela que ficou contente com os jovens, pois ao se reunirem constroem a possibilidade de continuidade da luta. Já para Claiton Ariel Batista, um jovem que participou do evento e membro da oficina de teatro, é importante para fazer o intercambio entre a juventude e construir novas amizades. A atividade se estendeu até o domingo (27) pela parte da manhã, em que foram planejadas atividades de organização da juventude para o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário