terça-feira, 22 de maio de 2012

SEMINÁRIO RECID / DF

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=f9d776e5d3&view=att&th=137613eda016bdfc&attid=0.2&disp=inline&realattid=f_h23kw2so1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P_Ky9Q0__KsL5GP_SWFngR-&sadet=1337712570672&sads=y7jlCgItw3kpG708jmJvyfBQFpY&sadssc=1
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz,  de tal  forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”.
(Paulo Freire)
CARTA – CONVITE

Aos movimentos populares, Coletivos organizados, Conselhos, Secretarias e Gestores/as.

A Rede de Educação Cidadã de Goiás e Distrito Federal tem-se debruçado em refletir e discutir sobre a realidade do entorno do Distrito Federal, pois nos tem chamado à atenção o alto índice de violência, o descaso com a infraestrutura, além dos índices de migração que tem ocorrido nesta região do estado de Goiás desde a construção da Capital do Brasil.

A Rede de Educação Cidadã é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e grupos, e que assume solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular. Busca em suas ações refletir a realidade através de temas como: Participação social, controle social, análise de conjuntura entre outros, promovendo o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um Projeto Popular, democrático e soberano de Nação. A mesma é formada em parte pelo Governo Federal por uma equipe que está situada na Secretaria Geral da Presidência, porém sua maior parcela é a sociedade civil, que está organizada em todos estados e Distrito Federal onde tem coordenações colegiadas estaduais e distritais, das quais participam diversos movimentos sociais do campo popular.

Neste sentido, em dezembro/2011 realizamos um encontro que refletiu A realidade do entorno e a superação das desigualdades sociais: “Goiás não nos quer e o DF não nos aceita!”  Com objetivo de aprofundar o processo histórico, a análise de conjuntura e a estratégia de atuação da RECID para a construção do Poder Popular no Estado de Goiás e no Distrito Federal, partindo da realidade das Cidades do Entorno.
As Redes de Educação Cidadã DFE e Goiás, está promovendo diversas ações de formação e mobilização com o sentido de debater e denunciar a criminalização da pobreza e extermínio de jovens na região do Entorno e periferia do DF. Esse debate faz parte de um processo de formação coletivo mais amplo, que soma em diversas outras ações de movimentos e entidades que buscam denunciar a violência e propor soluções, políticas públicas, com participação social, inclusive da juventude em resposta a estas questões.

Com isso, a Rede de Educação Cidadã DFE e Goiás irá realizar O Seminário interestadual no dia 26/05/2012  das 8hs as 19hs, na Câmara Municipal de Luziânia que fica na Praça Nirson Carneiro Lobo nº 34, Centro. Na ocasião iremos realizar a premiação do concurso de redação feita pelos alunos do ensino médio de escolas públicas de alguns Municípios do Entorno e cidades do DF sob o tema: Criminalização da pobreza e Extermínio da Juventude.

Por isso convidamos a sua organização para ser parte do processo de preparação deste Seminário:
·         Poderemos realizar oficinas de debate em abril e maio de 2012 nas seguintes cidades: Valparaiso/GO, Luziania/GO, Santo Antonio do Descoberto/GO, Formosa/GO, Águas lindas/GO, Novo Gama/GO, Planaltina de Goiás/GO, Ceilandia/DF, São Sebastião/DF, Santa Maria/DF, Samambaia/DF;
·         Os adolescentes e jovens das escolas públicas das cidades citadas à cima serão envolvidos por meio de um prêmio de redação com o tema Criminalização da pobreza e Extermínio da Juventude.
·         Os movimentos sociais, coletivos e grupos organizados dessas cidades estão convidados a participar da articulação, execução destas oficinas, debate para levantamento da realidade e sugestão de ações para enfretamento da situação de criminalização da pobreza a ser apresentada e debatida  no Seminário Interestadual.
São também convidados para este processo de debate as universidades de Goiás e Brasília, Comissão de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Secretaria Nacional da Juventude, CNBB, Gestores Públicos, Conselhos municipais, Estaduais e Distritais, Instituições Sociais, Movimentos Sociais e os diversos grupos organizados nas cidades para juntos e juntas debater e propor ações de enfretamento as situações de violência social, econômica, política e cultural.

Participe conosco deste debate!
Atenciosamente,
Rede de Educação Cidadã Distrito Federal e Entorno e Rede de Educação Cidadã Goiás.
                                                                                                                                                                                   
Rede de Educação Cidadã – DF e Entorno
Endereço: SDS, Ed. Miguel Badya, Bloco L, Sala 113 – Brasília/DF
Telefone: 3458-1195



Nenhum comentário:

Postar um comentário